RJ R/C - Aeromodelismo Rio de Janeiro

Compressor Caseiro

Bem galera, vou iniciar o meu post, sobre a construção do meu Compressor Caseiro para aerógrafo.

Fui ver o preço de um compressor simples para essa finalidade e custava R$ 300,00.

Como estou sem grana sobrando e me amarro neste tipo de montagem, tô dentro.

Alguns modelos de compressores caseiros :

Busquei informações na Biblioteca Universal ( Santo Google ) e achei bastante coisa. A maioria das construções utiliza um motor de geladeira ou ar-condicionado. Como já tenho a fonte da pressão/ar (um compressor de 12V ) não vou comprar esse motor. Se não ficar bom, corro atrás de um motor velho.

Como reservatório do ar, vou utilizar um cilindro de R22 que é um gás refrigerante. Ele aguenta fácil 100 PSI ( Já vi informações de que este tipo de cilindro aguenta até 300 PSI, se estiver em boas condições). Como só vou utilizar de 30 a 50 PSIs, pois meu aerógrafo trabalha nessa faixa de pressão, tem cilindro de sobra. Algumas montagens usam cilindro de ar de freio de caminhão e outras cilindros de extintor de incêndio.

Vou utilizar na montagem, conexões de uso pneumático / ar-gás , feitos de latão. Pelo que vi, todos que montam este tipo de compressor, utilizam deste tipo. Já procurei em Niterói e na internet e foi fácil de achar.

Algumas conexões utilizadas :

Em conjunto às conexões, são usados mais alguns ítens, como manômetro, regulador de pressão de saída, pressostato, mangueiras de baixa pressão e etc.

Pressostato

Este é um equipamento importante. Ele funciona com base na pressão interna do cilindro, com uma regulagem pré-determinada. Você vai usando o ar comprimido do cilindro e a pressão interna vai caindo...Quando ela chega na pressão mínima o pressostato liga o motor. Quando a pressão interna chegar ao valor máximo determinado o pressostato desliga o motor. Na minha montagem inicial, provavelmente não vou usar.

Filtro Regulador com Manômetro

O filtro regulador, como o nome já diz, é um filtro que instalado na saída de ar do cilindro, regula a pressão do ar que entrará no aerógrafo através de um botão regulador. Girado em sentido horário, aumenta a pressão que sairá do cilindro. Em sentido anti-horário a pressão será menor. O manômetro acoplado serve exatamente para que você tenha precisão e controle sobre a pressão de saída. Dependendo do tipo de pintura que será feita no kit, o aerógrafo necessita de uma determinada pressão. O tipo de diluição da tinta utilizada na pintura do modelo pode demandar também de uma pressão maior para poder ser usada a contento pelo aerógrafo. Usando uma tinta mais diluída, mais líquida a pressão do ar no aerógrafo pode ser bem pequena, talvez 10 ou 15 PSI já produzam boas pinturas. Já uma tinta um pouco mais leitosa, mais encorpada ou até mesmo tintas especiais, podem requerer um pouco mais de pressão no aerógrafo. Cada modelista usa a pressão que melhor produz o resultado que ele quer, por esta razão é que este filtro regulador é tão importante num compressor. É bom lembrar que pressões excessivas no aerógrafo podem danificá-lo. Além disto, o filtro regulador, filtra o ar que sai do cilindro, eliminando a umidade natural do ar sob pressão e retirando qualquer impureza que tenha passado pelo filtro de ar do motorzinho de geladeira.

Manômetro de Pressão

O manômetro é um instrumento que indica a pressão interna (pode ser usado em fluídos e gases) do cilindro. É muito importante que ele esteja posicionado em um local visível, pois você perceberá que durante a utilização do compressor, você irá verificar quase que instintivamente a pressão interna do cilindro várias vezes durante suas pinturas, você terá apenas este sinal de que o cilindro está esvaziando ou enchendo. A menos que você tenha instalado uma lãmpada piloto no pressostado, você só saberá que o cilindro está se enchendo de ar através do ponteiro do manômetro.  Vou utilizar manômetro de baixa pressão .

Não se confunda: No compressor, são dois manômetros: O manômetro do cilindro mede a pressão interna do cilindro (óbvio !), e o manômetro do filtro regulador mede a pressão que o aerógrafo vai trabalhar.

Dois ítens são bem importantes : válvula de retenção unidirecional e a válvula de segurança .

Válvula de retenção

Também chamada de válvula unidirecional. A função desta válvula, como o nome explica, é reter o ar que o motorzinho comprimiu dentro do cilindro. O ar sob pressão, dentro do cilindro, não retorna ao motorzinho de geladeira devido à ação da válvula de retenção. Ela também é chamada de válvula unidirecional porque o ar flui através dela numa única direção, ou seja, do motorzinho de geladeira para dentro do cilindro. Esta válvula também ajuda a não sobrecarregar o motorzinho durante o processo de enchimento do cilindro.

Válvula de segurança

Para explicar a função desta válvula vou usar como exemplo a panela de pressão que usamos em um fogão. Quando a pressão interna da panela de pressão aumenta a um ponto extremo, o vapor começa a escapar pela válvula de segurança no alto da tampa da panela de pressão. No nosso compressor caseiro, quando a pressão interna do cilindro reservatório chega a limites pré-estabelecidos, a válvula de segurança se abre, liberando o excesso de ar comprimido, evitando assim, acidentes e danos materiais.

Bem, por enquanto é só. Certamente não vai ser um compressor " profissa ", mas vai dar para pintar os meus modelos.

Vou postando fotos durante a construção. Forte abraço.

ATENÇÃO ! Não me responsabiliso por qualquer problema e/ou dano causado pelo uso das informações continas neste post ou nos posteriores. São informações retiradas da Internet.

A construção deste tipo de dispositivo será de sua inteira responsabilidade.

Exibições: 27263

Responder esta

Respostas a este tópico

Gostei.....vou acompanhar Victor!!!

Ótimo texto Victor.

Você sabe que esse projeto também me interessa, e que o detalhe está no cilindro utilizado.

Você ja conseguiu o cilindro? A que preço?

Já consegui o cilindro sim. Você acha no "mercado" por volta de 10,00 .

Chegaram :  Reco-reco, Bolão e Azeitona.

No fundo, um MIG29 Fulcrum saindo ...

Detalhe da válvula que vem no cilindro e vai ser retirada.

Um conversor que pode ser útil .

http://www.centauro-owners.com/articles/psibar.html

Um desses cilindros é meu?
É. Tô levando amanhã pra Charitas.

Nesse video , o construtor dá uma boa descrição de tudo :

http://www.youtube.com/watch?v=WolIMu2J6mI&feature=related

Acho que nem precisava do cilintro de clorofluormetano

Bom galera, atualizando.

Encontrei o primeiro problema. Retirei a válvula original do cilindro de R22 e simplesmente a medida da rosca do cilindro não bate com as conexões que eu ja estava vendo para comprar. Não é 1/4 nem 3/8. Ou não entra ou entra e fica com folga.

Como estou com o pé bichado, não deu para ficar andando pela cidade.

Assim que melhorar, vou ver em outras lojas no centro de Niterói e ver se eu acho. Senão, vou ter que ir num torneiro / serralheiro e pedir para soldar uma bucha de redução de 1/2 X 1/4.

Forlan, se você puder passar lá nas lojas em São Cristóvão, seria bom. Leve a válvula para comparar a rosca.

Forte abraço.

Responder à discussão

RSS

© 2014   Criado por Rafael.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço